Salgueiro
Escândalo na Igreja? Padre é afastado às pressas pela Diocese de Salgueiro!


A Diocese de Salgueiro pegou a comunidade católica de surpresa ao anunciar a suspensão “ad cautelam” do padre Francinaldo Feitosa da Cunha. O decreto, assinado pelo bispo Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva, foi divulgado nesta sexta-feira (08) e impede o sacerdote de exercer qualquer ministério presbiteral ou assumir cargos eclesiásticos até nova ordem.
A decisão foi tomada com base no cânone 277 §§1 e 2 do Código de Direito Canônico, que trata sobre o celibato sacerdotal. O parágrafo primeiro estabelece que os clérigos devem observar perfeita e perpétua continência pelo Reino dos Céus e, portanto, são obrigados ao celibato, que é considerado um dom especial de Deus. Já o parágrafo segundo determina que os clérigos devem comportar-se com prudência em relação às pessoas, para evitar situações que possam gerar escândalo ou questionamentos sobre sua fidelidade ao compromisso assumido.
Embora a Diocese não tenha especificado os motivos do afastamento, a justificativa oficial aponta a necessidade de “prevenir escândalos e tutelar a fé”. Com a suspensão, o padre Francinaldo fica proibido de celebrar missas, administrar sacramentos e exercer qualquer função religiosa até que a Diocese se pronuncie novamente.
A decisão gerou grande repercussão entre os fiéis, que aguardam mais esclarecimentos sobre o caso. A Diocese encerrou a nota pedindo orações e confiança na condução da Igreja.

Da redação do Blog