Pernambuco

Salgueiro perde oportunidade enquanto terminal de combustíveis de R$ 40 milhões vai para Teresina

Publicado

em

O Ministério dos Transportes deu luz verde para a formalização do contrato de Investidor Associado entre a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) e os Terminais Marítimos de Pernambuco (Temape). Este acordo possibilita a construção de um terminal de granéis líquidos destinado a combustíveis em Teresina (PI).

O projeto contará com um aporte de R$ 40 milhões, totalmente financiado pelo Temape, para a edificação do Terminal Secundário de Armazenagem de Combustíveis. A estrutura planejada incluirá 27 mil m³ de capacidade de armazenamento e um ramal ferroviário com 15 plataformas de descarga, com uma capacidade anual de movimentação de 140 mil toneladas.

Em julho de 2024, membros de um grupo chamado Pró-Transnordestina defendiam a construção do terminal de combustíveis em Salgueiro como uma maneira de dar vida à ferrovia Transnordestina.

Na ocasião, a proposta recebeu apoio significativo de figuras como o senador Humberto Costa e o então prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, além de representantes do Sindipetro PE/PB. A falta de suporte e articulação, tanto por parte do Governo do Estado de Pernambuco quanto de seus aliados, resultou na decisão de que, apesar de a Temape ser uma empresa pernambucana, o investimento fosse direcionado ao Estado do Piauí.

Copyright © 2022 - Salgueiro Notícias